São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARENTE AMEAÇADO

Orangotango sumirá em dez anos, afirmam biólogos

GEOFFREY LEAN
DO "INDEPENDENT"

Pelo menos mil orangotangos foram mortos em incêndios florestais na Indonésia nesta primavera, acelerando a marcha da espécie para a extinção na natureza em uma década.
Ambientalistas dizem que os incêndios -que foram os piores da última década- foram feitos de propósito para "limpar" a floresta para plantações de dendê. Ironicamente, o óleo de dendê é usado para biodiesel.
Sua maior vítima é o orangotango, o único grande macaco da Ásia. Cerca de 50 mil deles sobrevivem, em fragmentos isolados de floresta, e acredita-se que 5.000 morram todos os anos devido ao desmate. A população original era estimada em 300 mil.
Nos últimos 20 anos, 80% de seu habitat foi destruído. Apenas 2% do que resta está sob proteção oficial.
"Os orangotangos estão em declínio catastrófico, e tudo o que está sendo feito para protegê-los não dá conta do desafio", disse Ian Redmond, da coalizão internacional Ape Alliance.
O Ifaw (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal) prevê que a espécie estará extinta em dez anos. Outras estimativas variam: 20 anos segundo o WWF, 12 segundo a Amigos da Terra e quatro segundo a Fundação para a Sobrevivência do Orangotango, de Bornéu.


Texto Anterior: Humanos farejam em "estéreo", afirma pesquisa
Próximo Texto: Clima: Aquecimento muda colônias de pingüins
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.