São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOLOGIA

É a primeira adição à classificação em 120 anos

Grupo cria novo período na linha do tempo da história terrestre

DA REDAÇÃO

Como se não bastasse todos os nomes que os geólogos tinham para decorar, agora eles ganharam mais um: trata-se do período Ediacarano, um novo trecho recém-adicionado à linha do tempo oficial usada para recontar a história da Terra. A última inclusão do tipo no "calendário" do planeta ocorreu há 120 anos, segundo informou a rede britânica BBC.
O período Ediacarano cobre aproximadamente 58 milhões de anos, de 600 milhões a 542 milhões de anos atrás. Ele é parte da era Neoproterozóica, momento da história terrestre em que as primeiras formas de vida multicelulares começaram a emergir.
A decisão de incluir o novo período na escala foi tomada após 15 anos de considerações por geólogos especialistas. Para ser aceito, o período teve de ser aprovado pela Comissão Internacional de Estratigrafia (www.stratigraphy.org) e pela União Internacional de Ciências Geológicas (www.iugs.org).
Embora sua inclusão faça sentido para todos os cientistas, os provenientes da Rússia tiveram uma razão para se queixar: o nome que eles haviam cunhado antes para o período, "Vendiano", ainda em 1952, foi preterido, em favor de Ediacarano.
"Essa decisão ignora tanto a prioridade do nome Vendiano como uma longa tradição no uso desse termo na literatura geológica internacional", escreveram os representantes russos na subcomissão responsável pela escolha, em comentário repudiando a decisão. Eles pretendem continuar usando o termo "Vendiano" em seus futuros artigos.
O nome "Ediacarano" veio das montanhas Ediacara, ao sul da Austrália. Rochas tiradas dali serviram como o "padrão" para a comparação com outras do mesmo período, daí a nomenclatura.
O período Ediacarano começou logo depois do final da última das grandes eras glaciais do período Criogeniano, ocorrido de 850 milhões a 600 milhões de anos atrás. Naquele momento, o planeta mais parecia uma imensa bola de neve, daí o apelido dado pelos cientistas: "Snowball Earth", ou "Terra Bola-de-Neve".
Alguns cientistas sugerem que foi essa violenta transição climática, com o posterior aquecimento do planeta, que estimulou o surgimento das formas complexas de vida, após 3 bilhões de anos em que só houve seres unicelulares.


Texto Anterior: Biologia: Proteínas ajudam país a desvendar cólera
Próximo Texto: Panorâmica - Marte: Jipe da Nasa encontra mais sinais de água
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.