São Paulo, terça-feira, 19 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA

Exposição revela manuscrito de Newton sobre Apocalipse

Biblioteca Universitária e Nacional Judaica
O texto em que o físico prevê o fim do mundo após 2060

DA ASSOCIATED PRESS

Uma exposição aberta ontem em Jerusalém mostrou ao público pela primeira vez alguns manuscritos originais do físico inglês Isaac Newton (1643-1727) sobre temas religiosos -incluindo a peça na qual o cientista estima a data do Apocalipse para depois do ano 2060.
Os documentos exibidos agora tinham sido comprados por um acadêmico judeu num leilão em Londres, em 1936, mas acabaram ficando guardados em cofres na biblioteca nacional de Israel até 1969. Desde então, só um punhado de intelectuais tivera acesso aos originais.
A previsão de Newton sobre o fim do mundo foi feita com base numa interpretação que buscava mensagens ocultas no livro de Daniel, no Velho Testamento.
No manuscrito ele diz "não ver motivo" para um Apocalipse antes de 2060, e critica outros estudiosos bíblicos que haviam previsto o fim dos tempos já no século 18 e erraram. São "homens imaginativos" que "levam as profecias sagradas ao descrédito", escreveu o físico inglês.


Texto Anterior: Aquecimento adianta primavera ártica
Próximo Texto: Medicina: Mulher com irmão gêmeo tem maior risco de ficar infértil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.