São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Bancada republicana no Senado americano será cética do clima

Apenas um candidato do partido não nega aquecimento global

DE SÃO PAULO

Salvo uma única exceção, nenhum dos 20 republicanos com grandes chances de ganhar as eleições para o Senado americano concorda que o aquecimento global seja causado pelo homem. O pleito acontece em duas semanas, e a tendência é que o partido se fortaleça.
Alguns dos candidatos, como Sharron Angle, de Nevada, dizem que a ideia de mudança climática causada pela humanidade não passa de "mantra da esquerda".
Outros dizem apenas que não há como ter certeza se há culpa humana, como Carly Fiorina, da Califórnia.
De qualquer forma, exceto por Mark Kirk, de Illinois, nenhum concorda com a ideia de aquecimento global causado pelo homem -nenhum acha, portanto, que o país deveria se mexer para reduzir suas emissões de CO2.
Com as eleições chegando, o "New York Times" comentou em editorial o assunto.
Para o jornal, "uns poucos candidatos podem acreditar que o aquecimento global é conspiração da esquerda. Outros talvez sigam interesses de corporações".
Mas o que realmente assusta os republicanos é a ideia de democratas usando a necessidade de cortar CO2 como pretexto para aumentar impostos, diz o jornal.


Texto Anterior: Obras geram falta de arqueólogos no país
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.