São Paulo, sábado, 19 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foi um crime climático, diz ONG

DOS ENVIADOS A COPENHAGUE

Representantes das principais ONGs ligadas a ambiente criticaram ainda na noite de ontem o fracasso da cúpula do clima, em Copenhague. Oxfam, Greenpeace e Amigos da Terra foram algumas das organizações que criticaram a falta de compromissos na COP-15.
"Esse texto é um triunfo da distorção sobre a substância. Reconhece a necessidade de manter o aquecimento aquém de 2C, mas não se compromete a fazê-lo. Refuga ante as decisões principais sobre cortes de emissão e enevoa o item do financiamento, sem explicá-lo", declarou Jeremy Hobbes, diretor executivo da ONG Oxfam.
Já Kumi Naiodoo, diretor internacional do Greenpeace, afirmou que "a cidade de Copenhague é a cena de um crime climático, com os homens e mulheres culpados fugindo para o aeroporto com vergonha".
Em comunicado, o grupo Amigos da Terra também reprovou o resultado: "Não é um acordo forte porque sequer é um. É apenas um reempacotamento de velhas posições travestidas de novas". (LC, CA, MS)


Texto Anterior: Cúpula acaba sem metas de corte de CO2
Próximo Texto: Copenhague 2009: Lula faz ponte entre EUA e China
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.