São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARTE

Sonda européia está em órbita desde 25 de dezembro

Mars Express envia as primeiras imagens da superfície do planeta

France Presse/ESA
Imagem mostra recriação 3D, por computador, de desfiladeiros


DA REDAÇÃO

A ESA (Agência Espacial Européia) divulgou ontem as primeiras imagens obtidas com sua sonda interplanetária pioneira, a Mars Express. Ela está em órbita de Marte desde o dia 25 de dezembro, mas só agora começa a se aproximar de sua posição final para o início da missão científica.
Ainda durante a fase de calibragem dos sistemas, em 14 de janeiro, a HRSC (Câmera Estereoscópica de Alta Resolução) da nave capturou uma imagem de Valles Marineris, a região que abriga os maiores desfiladeiros do planeta.
Graças à visão estereoscópica da câmera, foi possível reconstruir a paisagem em três dimensões e recriá-la como se fosse vista de um avião.
A agência européia promete divulgar na sexta-feira mais imagens de outras paisagens marcianas, conforme capturadas pelos "olhos" europeus no planeta vermelho. O módulo de pouso Beagle-2, que viajou com a Mars Express, segue desaparecido.

Na superfície
Enquanto a nave européia inicia seu trabalho em órbita, o jipe Spirit, da Nasa (agência espacial americana), começa a busca por sinais de água na superfície. O robô já se aproximou de seu primeiro objeto de estudo, uma rocha apelidada de "Adirondack", em homenagem a montanhas nas cercanias de Nova York.
Com o tamanho de uma bola de futebol americano, ela se mostrou um alvo ideal para o uso do microscópio do jipe.


Texto Anterior: Espaço: Nos Estados Unidos, 61% rejeitam ir à Lua
Próximo Texto: Personalidade: Polícia investiga ataque contra o físico Hawking
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.