São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em breve

Oceanografia
Pesquisadores do Laboratório Ambiental de Pescaria do Pacífico, na Califórnia, EUA, estão usando focas e iates para estudar o oceano. Os animais e as embarcações recebem "etiquetas" eletrônicas que medem a temperatura da água e a quantidade de fitoplânctons. As focas são usadas porque mergulham em grandes profundidades.

Medicina
Cientistas da empresa Ariad, dos EUA, podem ter descoberto uma forma de fazer com que diabéticos troquem as injeções diárias de insulina pelo uso de comprimidos. A nova técnica fez com que células que não produziam insulina fossem modificadas para fabricar esse hormônio. Depois, elas passaram a liberar doses de insulina sempre que o comprimido era ingerido. O estudo, realizado em ratos, poderá ser testado em humanos em dois anos.

Congresso científico
A Universidade São Francisco, em Bragança Paulista (80 km de São Paulo), sediará o seu 3º Congresso de Pesquisa e Extensão e 6º Encontro de Iniciação Científica, entre os dias 7 e 9 de junho. A data final para inscrição de trabalhos científicos sobre o tema "Pesquisa, Universidade e Sociedade" é 15 de março. Mais informações no site www.usf.com.br/pesquisa/congresso

Lançamento
Fantasmas do Everest - Em Busca de Mallory e Irvine
226 págs. R$ 52,00 Jochen Hemmleb, Larry Johnson e Eric Simonson. Tradução de Cid Knipel Moreira. Companhia das Letras (rua Bandeira Paulista, 702, conjunto 72, CEP 04532-002, SP, tel. 011/866-0801).
O livro descreve a expedição que achou o corpo de George Mallory, morto no Everest em 1924.



Texto Anterior: + ciência Futuro: Pequenos assistentes
Próximo Texto: Micro/macro - Marcelo Gleiser: Mapeando a Terra do céu
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.