São Paulo, quarta-feira, 20 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Império foi o maior da América do Sul

DA REDAÇÃO

Diferentemente dos maias no México e na América Central, cuja civilização floresceu por cerca de dois milênios antes da conquista espanhola, os incas formavam um império relativamente jovem quando o aventureiro estremenho Francisco Pizarro travou contato com eles em 1532.
O domínio inca na América do Sul começou com um pequeno principado perto da atual Cuzco, no Peru, por volta do ano 1200. A partir do início do século 15, os incas começaram uma expansão militar que culminou no domínio de um território de mais de 3.000 km de extensão, do centro do Chile até a Colômbia. As terras do Sapa Inca (o imperador), conectadas por estradas tão boas quanto as do Império Romano, iam do oceano Pacífico à Amazônia.
Os incas eram especialmente habilidosos na metalurgia do ouro e da prata e mantinham registros das transações comerciais do império por meio do "quipu", uma fieira de cordões coloridos com nós que marcavam o número e tipo dos bens comerciados.
Em 1532, o espanhol Francisco Pizarro, liderando 160 homens, derrotou o exército inca e aprisionou o imperador Atahualpa, pedindo um fabuloso resgate em troca de sua liberdade. O pedido de Pizarro foi atendido, mas mesmo assim ele executou Atahualpa e marchou para Cuzco, conquistando o Peru e colocando no trono Manco Inca. Manco se rebelou em 1536 e conseguiu fugir com 50 mil soldados, mantendo uma resistência que só seria vencida pelos espanhóis em 1572.



Texto Anterior: Arqueologia: Expedição descobre cidade inca perdida
Próximo Texto: Panorâmica - Ambiente: Aquecimento global quebra geleira gigante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.