São Paulo, terça, 20 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA
Produto testado tem uso industrial
Experimento feito no Brasil irá ao espaço

da Reportagem Local

Alunos e professores do departamento de química da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), de São Bernardo do Campo (SP), deverão, no próximo dia 29, enviar um experimento científico ao espaço pela primeira vez.
Ele será transportado no ônibus espacial Discovery, da Nasa (agência espacial dos EUA). A nave também levará a bordo o senador norte-americano John Glenn, 77, que voltará a entrar em órbita 36 anos depois de sua primeira missão.
O experimento brasileiro consiste em um recipiente com óleo de oliva e uma enzima imobilizada (em estado sólido), a lipase.
Essa enzima tem diversos usos industriais. Ela acelera a decomposição molecular do óleo e de outras substâncias, sem gerar subprodutos indesejáveis.
O objetivo do experimento é testar a ação da lipase imobilizada submetida à microgravidade -condição em que a atração gravitacional é praticamente nula.
A imobilização da lipase evita o desperdício da enzima, cujo custo é elevado, pois ela não pode ser sintetizada.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.