São Paulo, quarta-feira, 21 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

RIO +10

EUA têm plano de US$ 4,5 bi para a África
A o governo dos EUA vai apresentar na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +10), que começa na próxima segunda-feira em Johannesburgo, África do Sul, um plano de investimentos americanos para a África, compondo um total de US$ 4,5 bilhões. A idéia é usar o dinheiro para mitigar a pobreza e promover o desenvolvimento no continente africano.
O presidente George W. Bush não irá pessoalmente à conferência. Ele decidiu por enviar em seu lugar o secretário de Estado, Colin Powell. A reunião terá pelo menos 60 chefes de Estado e 40 mil representantes para discutir meios de acabar com a pobreza e proteger o planeta.
A decisão do presidente de não comparecer provocou críticas de ambientalistas, que dizem que os EUA não estão assumindo a liderança na solução dos problemas mundiais, sendo a nação mais poderosa do planeta. (DA REUTERS)

ASTRONÁUTICA

Sondas gêmeas Voyager fazem 25 anos
As sondas não-tripuladas Voyager-1 e Voyager-2, lançadas pela Nasa (agência espacial americana) em 1977, completaram 25 anos em operação, prosseguindo com a maior missão exploratória já conduzida por artefatos humanos.
As duas visitaram os planetas exteriores antes de deixar o Sistema Solar. Atualmente, a Voyager-1 é a sonda humana mais distante da Terra: ela está a 13 bilhões de quilômetros daqui. A missão científica das naves ainda não acabou.(DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Ambiente: Poluentes ameaçam megarreserva de água
Próximo Texto: Fitoterapia: Ginco não ajuda memória, diz estudo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.