São Paulo, terça-feira, 21 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVOLUÇÃO

Mulher pode ter preferência inata pelo rosa

DO "INDEPENDENT"

Meninas são cor-de-rosa e meninos são azuis desde a maternidade, mas a escolha pelas cores parece ir além dos aspectos culturais. Pesquisa publicada hoje na revista "Current Biology" sugere que há uma base biológica por trás dessa preferência.
Em um estudo com 208 pessoas entre 20 e 26 anos, cientistas descobriram que as mulheres de fato tendem a preferir rosa -ou pelo menos um matiz mais avermelhado do azul, que parece ser a cor favorita da espécie humana.
No estudo, os voluntários tinham de rapidamente escolher uma cor a cada par de retângulos coloridos mostrado na tela de um computador.
No grupo de pesquisa havia 37 chineses e 171 britânicos, o que teria permitido aos cientistas eliminarem o efeito cultural.
Tons de azul foram escolhidos pelos dois sexos, mas as mulheres apresentaram um viés por cores mais avermelhadas, concluiu Anya Hurlbert, da Universidade Newcastle. Segundo ela, esse viés pode ter sido favorecido pela evolução pelo fato de as mulheres no passado precisarem distinguir frutos vermelhos em árvores.

Texto Anterior: Grupo reintroduz peixe-boi no AM