São Paulo, terça-feira, 21 de setembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Sempre existirão horóscopos, dizem cientistas

DE SÃO PAULO

Por mais que entender o método científico faça com que as pessoas fiquem mais céticas, os cientistas apostam que sempre existirá gente acreditando em astrologia.
"Quase todos os jornais publicam horóscopos, por exemplo", diz Chris Impey, lembrando que, mesmo entre os mais instruídos, ou em países famosos pela qualidade da sua educação, a crença nela ou em outras pseudociências é comum.
Entre as mais comuns, dois exemplos são a grafologia (analisar a caligrafia para obter informações sobre personalidade, utilizada por algumas empresas na hora de contratar) e a homeopatia (tratamento com substâncias tão diluídas que não resta mais traço delas no remédio).
Nenhuma das duas se baseia em evidências científicas. "Ainda assim, tenho colegas na Unicamp que acreditam em coisas assim", diz Renato Sabbatini.
"Se tomo um remédio e melhoro, claro que vou achar que foi o remédio, por mais que tenha sido só uma coincidência. Os médicos brincam que um resfriado tratado dura sete dias e um não tratado dura uma semana. Temos facilidade para acreditar."
É necessário, então, relaxar um pouco o conceito de analfabetismo científico, diz. "Existem várias pessoas com várias crenças que, mesmo assim, são boas cientistas."
Para os pesquisadores, a astrologia é especialmente sedutora. "Frases vagas como "às vezes você é sociável, mas com frequência se torna mais reservado" costumam impressionar", diz Impey.
Sabbatini concorda: "A pessoa lê algo como "às vezes você se estressa, mas logo depois melhora" e pensa "olha, eu sou assim", não pensa que é só uma coincidência."
Se encarada como uma autoajuda sem base científica, a astrologia nem é tão perigosa, diz Impey. "Eu não gosto de astrologia, mas acho que a crença nela não é tão preocupante quanto a ignorância sobre evolução, genética ou o Big Bang", diz Impey. (RM)


Texto Anterior: ET fez pirâmides, dizem alunos dos EUA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.