São Paulo, segunda-feira, 21 de outubro de 2002

Texto Anterior | Índice

Herói polar teve filha com menina de 12 anos

Associated Press
A equipe polar de Scott, com Oates em pé, no canto esquerdo


DA REDAÇÃO

Uma nova biografia do herói antártico Lawrence Edward Oates, que será lançada no Reino Unido em novembro, coloca a reputação do capitão em xeque ao sugerir que ele teve uma filha com uma menina de 12 anos, diz o diário britânico "The Guardian".
Oates ficou famoso por ter sacrificado a própria vida para dar maior possibilidade de sobrevivência ao grupo de exploradores sob o comando de Robert Falcon Scott, que atingiu o pólo Sul no dia 18 de janeiro de 1912, um mês depois do norueguês Roald Amundsen, e morreu no percurso de volta, na barreira de Ross.
Registros oficiais apontam que Oates teria morrido aos 32 anos, supostamente virgem. Mas uma nova versão de sua vida, no livro "I Am Just Going Outside" (Vou Só Dar uma Volta Lá Fora), de Michael Smith, sugere que ele teria deixado uma filha, nascida de um caso que teria tido aos 20 anos com uma garota de 12.
Segundo Smith, Oates provavelmente nunca soube que era pai de uma criança. Respondendo ao escritor, a família remanescente do explorador não negou nem confirmou a história. "Achamos que questões familiares deveriam permanecer particulares", disseram.



Texto Anterior: Antártida: Sonda em lago polar divide especialistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.