São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARTE

Análise de solo surpreende os cientistas

DA REPORTAGEM LOCAL

As primeiras análises de solo marciano feitas pelo jipe Spirit intrigaram os cientistas envolvidos com a missão robótica da Nasa.
"Estamos começando a montar uma imagem de como é o solo nessa região particular da cratera Gusev. Há alguns quebra-cabeças e algumas surpresas", disse Steve Squyres, investigador principal da missão dos Mars Exploration Rovers, composta pelo Spirit e seu irmão gêmeo Opportunity, que chegará a Marte na noite do sábado para o domingo.
Uma das descobertas surpreendentes foi a presença de um mineral chamado olivina, que normalmente não resiste bem ao vento. Outro resultado que surpreendeu foi a coesão do solo analisado, ao ser pressionado pelo braço robótico do jipe. A análise foi feita com auxílio de um microscópio e de dois espectrômetros.
Os cientistas esperam mais, entretanto, da análise da rocha apelidada de Adirondack, que tem maior probabilidade de ser originária daquela região.


Texto Anterior: Aranha revisitada
Próximo Texto: Medicina: Dengue tem picos a cada 3 anos na Tailândia, diz pesquisa americana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.