UOL

São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

POLÍTICA CIENTÍFICA

"Nature" destaca ciência do Brasil em editorial
A revista científica britânica "Nature" (www.nature.com) traz em sua edição de hoje três trabalhos jornalísticos sobre pesquisa e política científica no Brasil. O mais alentado é a reportagem "Sob nova direção", sobre as primeiras iniciativas do governo Lula na área de ciência e tecnologia (C&T), como a indicação do ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, e sua polêmica entrevista sobre a bomba atômica, logo que assumiu.
A reportagem, que menciona projetos de porte como o Sivam e o Genoma Xylella, vem acompanhada do principal editorial da revista. O texto opinativo dá destaque à indicação de cientistas de renome a cargos-chave na administração federal do setor e à relativa preservação das verbas para C&T. Recomenda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda, que providencie uma espécie de conselheiro pessoal para a área.
O terceiro trabalho é uma reportagem sobre a proposta de criar um centro de neurociências em Natal (RN).
(DA REDAÇÃO)