São Paulo, sábado, 23 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Índice

CLIMA

Aquecimento ameaça as zonas de pesca

DA REDAÇÃO

O aquecimento global pode impactar seriamente até três quartos das principais zonas de pesca do planeta, somando-se à sobrepesca e à poluição como uma ameaça ao ambiente marinho -e à segurança alimentar da humanidade.
A conclusão é de um novo relatório do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), divulgado ontem.
O documento, intitulado "Em Água Morta", aponta que metade do peixe do mundo é pescado em uma área equivalente a apenas 7,5% do oceano, e parte dessa região sofrerá com a mudança global.
Duas coisa colaboram para isso: as mudanças na chamada circulação termohalina (através da qual correntes frias submarinas emergem e trazem nutrientes para sustentar populações de peixe) resultantes de degelo e aquecimento do mar e a acidificação causada pelo gás carbônico (CO2) em excesso capturado pelo oceano.
"Há 65 milhões de anos, o mar estava saturado de CO2 e por dois milhões de anos os moluscos e corais desapareceram do registro fóssil", disse Ken Caldeira, co-autor do estudo. "Em poucas décadas, a partir de agora, a água do mar será mais ácida que naquela época."


Texto Anterior: Resfriamento global é mito, diz estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.