São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIODIVERSIDADE

Populações de aves aquáticas estão em queda

DA ASSOCIATED PRESS

Quase metade das espécies de aves aquáticas do mundo estão com suas populações em declínio, e os principais culpados são o desenvolvimento econômico acelerado e o aquecimento global. As conclusões são da Estimativa Populacional de Aves Aquáticas, relatório publicado anualmente desde 2004.
De acordo com o documento, 44% das 900 espécies avaliadas estão sofrendo redução populacional, 34% estão estáveis e 17% estão aumentando. Os piores cenários observados estão na Ásia, onde 62% das populações desses animais se reduziram ou se extinguiram.
Segundo a Wetlands International, ONG que coordenou a pesquisa, os principais problemas nas zonas úmidas habitadas por esses animais são ligados as atividades humanas. Ao mesmo tempo em que o crescimento econômico faz cidades e fazendas invadirem ecossistemas, a mudança climática intensifica secas que prejudicam as aves.


Texto Anterior: Mutação genética produz madrugadores, diz estudo
Próximo Texto: Clima: Fundo da ONU investe em carvão mineral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.