São Paulo, sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEUROCIÊNCIA

Realidade virtual faz pessoa se sentir "fora do corpo"

EDUARDO GERAQUE
DA REPORTAGEM LOCAL

Você ê você ou o seu avatar (representação virtual)? Ao depender dos experimentos apresentados hoje na revista "Science", essa pergunta é cada vez mais pertinente.
Dois grupos de pesquisa conseguiram iludir o cérebro a partir de estímulos visuais e fazer com que a pessoa real pensasse que era a virtual.
O grupo liderado por Olaf Blanke, do Hospital Universitário de Genebra, conseguiu quebrar a ligação que existe entre a autoconsciência e o corpo físico a partir de um experimento até simples.
Os voluntários, com óculos 3D, foram colocados diante de uma câmera. A imagem projetada para o ser real era das suas próprias costas.
Uma caneta passou a ser pressionada, ao mesmo tempo, tanto na pessoa quanto na sua representação virtual.
Os voluntários eram deslocados e então solicitados a voltar ao lugar onde estavam antes. E eles foram na direção do clone virtual.
O estudo, diz o autor, prova que o conflito multissensorial fez os voluntários se sentirem no corpo virtual. Pelo menos mentalmente, eles se deslocaram "para fora do corpo".
"Isso mostra que o nosso sistema nervoso entende algumas coisas como real, mas que não aconteceram realmente", disse à Folha o neurocientista Luiz Eugênio de Mello, da Unifesp
A outra pesquisa, do grupo de Henrik Ehrsson, do Instituto Karolinska, na Suécia, também fez a realidade virtual enganar o cérebro.
O toque físico fez com que pessoas sentissem que estavam sentadas em um local diferente de uma sala.

Texto Anterior: Cientista brasileiro paga até 10 vezes mais por material
Próximo Texto: Mata sem cachorro: Ambientalistas são expulsos de cidade de MT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.