São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ibama vai rever licença de estrada sobre gruta

BR-135 teria danificado complexo de cavernas

DE BRASÍLIA

O Ibama vai rever a licença dada para a pavimentação da BR-135, no oeste da Bahia. A obra do PAC danificou a caverna que abriga o maior lago subterrâneo do Brasil.
A revisão e a suspensão da licença foi determinada ontem pelo presidente do Ibama, Abelardo Bayma.
O dano ao chamado Buraco do Inferno, caverna considerada de relevância máxima, foi verificado em agosto por um espeleólogo e noticiado no domingo pela Folha.
Uma equipe do Instituto Chico Mendes, órgão responsável pela proteção ao patrimônio natural, vistoriou a caverna na sexta-feira e testemunhou a queda de blocos de rocha do teto, provocada pelas obras. Na segunda, o governo determinou a paralisação do asfaltamento.
Segundo o Ibama, a licença que será revisada se aplica ao trecho da estrada entre os municípios de São Desidério e Correntina, do km 213 ao km 226 e do km 320 ao 323.
O trecho problemático é justamente o primeiro, onde a estrada se sobrepõe à área do Buraco do Inferno e de dezenas de outras cavernas.
Segundo o Ibama, a licença foi concedida com base em um relatório geológico entregue pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), executor da obra. O Dnit teria informado ao Ibama que, "de forma geral, o levantamento indica situações de pouco ou quase nenhum risco ambiental para o patrimônio espeleológico local".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Relatividade tem ação em escala de centímetros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.