São Paulo, sábado, 25 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTRONOMIA

Estranha bolha cósmica intriga pesquisadores

DA ASSOCIATED PRESS

Uma estranha "bolha" gigante detectada no Universo jovem (quando ele tinha "apenas" 800 milhões de anos de idade) está deixando os astrônomos perplexos.
Ela era gasosa, imensa e emitia radiação, disse Masami Ouichi, astrônomo dos Observatórios Carnegie, na Califórnia, que a descobriu, analisando imagens de corpos a 12,9 bilhões de anos-luz (quanto mais distante está um objeto, mais velho ele é).
Somente três objetos mais distantes (portanto, mais antigos) haviam sido observados antes.
Os cientistas que descobriram o fenômeno nem sabem como batizá-lo, então chamaram-no apenas de bolha radiativa no artigo científico que a descreve, a ser publicado em maio na revista "Astrophysical Journal".
O objeto tem o tamanho da Via Láctea. Isso é estranho, pois, de acordo com os modelos de evolução do Universo, nenhum aglomerado de matéria visível poderia ser tão grande naquela época.
Uma possibilidade é que o grupo tenha registrado o momento do nascimento de uma galáxia no Universo primordial, algo jamais visto.

Texto Anterior: Queimada causa 19% do efeito estufa, diz estudo