UOL


São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

COSMOLOGIA

Nasa prepara sonda para demonstrar teorias de Einsten sobre a gravidade
Até o fim do ano, uma sonda espacial elaborada durante mais de quatro décadas por cientistas americanos deve oferecer uma prova de fogo experimental às equações da teoria da relatividade, de Albert Einstein.
Mac Keiser, um dos pesquisadores do projeto, anunciou durante a 10ª Reunião Marcel Grossmann de Relatividade Geral, no Rio, que a Gravity Probe B está sendo preparada para o lançamento ao espaço.
Com seus sofisticados sistemas criogênicos (que operam em temperaturas próximas ao zero absoluto), a Gravity Probe B marca uma importante transição nas pesquisas de relatividade. Diferente da maioria das "provas" em favor de Einstein, ela oferecerá um real experimento controlado de física.
Até agora, todas as verificações dos efeitos que a matéria produz no espaço-tempo (como os buracos negros) são baseadas em observações de fenômenos distantes. O que a sonda deve fazer é medir exatamente as distorções no espaço-tempo que a Terra provoca em suas imediações -um efeito sutil nunca antes observado, mas previsto pelas equações de Einstein.
Além disso, a Gravity Probe B também irá medir outra predição da relatividade, ainda mais surpreendente. Enquanto a Terra gira em torno de seu próprio eixo, ela "arrasta" o espaço-tempo com ela, criando uma força chamada de "gravitomagnetismo". Caso essa interação seja detectada, será uma grande vitória para as idéias de Einstein, pois não há nenhuma teoria alternativa da gravitação que justifique esse efeito.
Embora a expectativa maior seja pela confirmação da relatividade geral, os experimentalistas estão prontos para todos os resultados. "O lançamento está marcado para 13 de novembro", diz Keiser. (SALVADOR NOGUEIRA, ENVIADO ESPECIAL AO RIO)


Texto Anterior: Arqueologia: Estudo revê datação de sítio e traz dúvida sobre ocupação da América
Próximo Texto: Espaço: Visto atrapalha cooperação Rússia-EUA
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.