São Paulo, segunda-feira, 25 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Idéia pode gerar novas drogas contra a doença

Técnica que desliga genes destrói o vírus da hepatite B em roedores

DO "INDEPENDENT"

Com a ajuda de uma técnica capaz de "desligar" com precisão genes indesejados, pesquisadores criaram um novo e poderoso tratamento contra a hepatite B. Poucas injeções da nova droga foram suficientes para reduzir em 90% a quantidade de vírus que circulava no sangue de animais infectados.
A equipe liderada por David Morrissey, da empresa Sirna Therapeutics, em Boulder, Colorado (EUA), tirou partido do fenômeno conhecido como interferência de RNA. O processo impede que a informação contida no RNA (a molécula-irmã do DNA) seja transformada em proteína, detendo o funcionamento normal do vírus. O alvo da interferência foram os genes que o vírus da hepatite usa para se reproduzir.
Segundo os pesquisadores, a idéia funcionou tão bem contra o causador da doença que eles consideram viável a produção de um tipo totalmente novo de medicamentos antivirais. Os testes foram feitos em camundongos.
Os resultados, publicados na edição de ontem da revista científica "Nature Biotechnology" (www.nature.com/nbt), foram encorajadores o suficiente para que a equipe planeje testes em humanos para o fim do ano que vem. Embora existam vacinas capazes de proteger contra a infecção por hepatite B, os remédios que tratam a doença não são muito eficazes -além de alcançarem preços proibitivos para os habitantes de países pobres.

Texto Anterior: Proteína de serpente pode deter trombose