São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2004

Texto Anterior | Índice

ECOLOGIA

Tributários do Amazonas influenciam diversidade

Estudo identifica 43 espécies de peixe-elétrico na bacia amazônica

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os afluentes do Amazonas fornecem mais do que água. Um estudo na revista "Science" de anteontem mostra como os tributários influenciam a diversidade e a quantidade de peixes-elétricos no maior rio do mundo.
O estudo se baseia em amostras coletadas ao longo de 2.000 quilômetros do Amazonas, entre os rios Içá (chamado Putumayo no Equador) e Tocantins.
No total, foram 13 confluências analisados, 43 espécies identificadas e um padrão descoberto: sempre que um tributário deságua no rio Amazonas, aumenta o número de peixes e espécies. Entre um rio e outro, tal número cai.
"A diversidade e a quantidade de peixes não são constantes em todo o rio: elas sobem e descem como ondas", disse à Folha a principal autora do trabalho, a brasileira Cristina Cox Fernandes, da Universidade de Massachusetts e do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
As razões para a distribuição inconstante ainda não foram totalmente esclarecidas, porém Fernandes acredita que fatores físicos e orgânicos estejam envolvidos. "É apenas uma suposição, mas a desembocadura pode conter mais matéria orgânica, o que significa mais alimento para o peixe."
Fernandes também aferiu que os rios tributários possuem uma abundância de espécies que supera a observada no Amazonas. A constatação sugere um movimento dos peixes apenas nos afluentes, em migrações laterais.
O estudo é parte do projeto Calhamazon, que estuda os peixes do fundo dos rios amazônicos. Entre 1992 e 1997, a brasileira coletou 16 mil peixes com redes.
Sabe-se que a distribuição das plantas e dos animais terrestres na Amazônia é regida pelos rios. Há endemismo provocado pela geografia dos rios e distribuição heterogênea de espécies pela várzea. Mas as espécies que formam os ecossistemas aquáticos foram pouco analisados até hoje. (CAm)


Texto Anterior: Amazônia: Banco Mundial aprova US$ 30 mi para expandir soja em Mato Grosso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.