São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANTÁRTIDA

Pesquisadores querem estudar história do clima

Gaúchos participam da primeira expedição polar latino-americana

DA REDAÇÃO

Um gaúcho deverá se tornar, no início de dezembro, o primeiro cientista brasileiro a atingir o pólo Sul por terra, percorrendo 1.200 km a partir de uma base chilena na Antártida. O glaciologista Jefferson Cardia Simões, 46, integrará a primeira expedição polar latino-americana, juntamente com o geógrafo Francisco Eliseu de Aquino, 34. Ambos são pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A missão, coordenada pelo Centro de Estudos Científicos do Chile, tem como objetivo realizar sondagens de até 50 metros de profundidade no manto de gelo antártico. As amostras deverão fornecer detalhes sobre o clima na Terra nos últimos 400 anos. A dupla espera, ainda, adquirir conhecimentos para uma missão polar totalmente brasileira, em 2007.
A expedição de 34 membros partirá no dia 3 de novembro de avião de Punta Arenas, no Chile, até a região de Patriot Hills, no continente antártico, onde os chilenos fazem pesquisas no verão. Aquino fica em Patriot Hills, enquanto Simões segue em um trator polar até o pólo Sul geográfico.
O interior da Antártida é a região mais inóspita da Terra, com temperaturas em torno de 40C negativos e ventos de 160 km/h.
"A participação brasileira neste programa ajudará na avaliação do impacto do aquecimento global sobre o gelo do planeta e melhorará os modelos climáticos para o Brasil", disse Simões. Antes dele, somente dois cientistas brasileiros (Rubens Villela e Antônio Carlos Rocha-Campos, da USP) visitaram o pólo. A missão pode ser acompanhada pela internet (www.ufrgs.br/nupac/travessia).


Texto Anterior: Brasil volta a lançar foguete de Alcântara
Próximo Texto: Panorâmica - Medicina: Bebê aceita transplante sem rejeição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.