São Paulo, segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sonda passa por Marte e segue rumo a cometa

Rosetta usou gravidade do planeta para corrigir rota

ESA/France Presse
Os painéis solares da sonda Rosetta, com Marte ao fundo


DA ASSOCIATED PRESS

A sonda espacial européia Rosetta realizou ontem uma passagem rasante em Marte, uma das manobras cruciais para colocá-la em direção a seu destino final, o cometa Churyumov-Gerasimenko. A espaçonave robótica, usou a força gravitacional do planeta vermelho para redirecionar sua trajetória. A Rosetta será a primeira sonda a tentar um pouso em um cometa, em 2014.
A curva feita a apenas 250 km de Marte era considerada pela ESA (Agencia Espacial Européia) um dos momentos arriscados da missão, pois a sonda teria de ficar cerca de 15 minutos sem comunicação com a Terra. Após os engenheiros anunciarem o sucesso da manobra, o centro de controles da Rosetta em Darmstadt (Alemanha) foi tomado de aplausos.
"A Rosetta está em seu caminho", anunciou o chefe da missão Manfred Warhaut.
A complicada trajetória de vai-e-vem da sonda ainda prevê duas passagens próximas à Terra, uma no final deste ano e outra em 2009. Nessas oportunidades, a espaçonave usará o campo gravitacional de seu planeta de origem para ganhar velocidade e finalmente prosseguir em direção ao cometa.


Texto Anterior: Mamíferos têm memória para calorias, diz cientista
Próximo Texto: Biodiversidade: Colapso de geleiras revela seres das profundezas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.