São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 2006

Texto Anterior | Índice

ASTRONOMIA

Hubble perde sua câmera mais preciosa

DA ASSOCIATED PRESS

A câmera principal do Telescópio Espacial Hubble, que revolucionou a astronomia com imagens espetaculares do Universo, parou de funcionar, afirmam engenheiros responsáveis por ela.
A ACS (câmera avançada de buscas, na sigla em inglês), instalada em 2002, desligou na última segunda-feira, e os engenheiros ainda estão tentando descobrir como consertá-la.
Ainda há esperança de o problema ser resolvido, disse Ed Campion, porta-voz do Centro de Vôo Espacial Goddard, da Nasa (agência espacial dos EUA), responsável pelo telescópio espacial.
Um transistor com defeito pode ter sido o culpado (e um reserva pode ser usado). Outra suspeita é que a memória da câmera tenha sido perturbada por um evento cósmico. Neste caso, a memória poderia ser recarregada da Terra. Segundo Campion, o Hubble continua funcionando.


Texto Anterior: Proteína de sapo evita demência em rato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.