São Paulo, terça-feira, 26 de junho de 2007

Texto Anterior | Índice

PALEONTOLOGIA

Pingüim gigante de 1,5 metro já habitou o litoral do Peru

STEVE CONNOR
DO "INDEPENDENT"

Os pingüins gigantes já marcharam para a América do Sul equatorial num tempo em que o clima da Terra era muito mais quente do que hoje, dizem cientistas.
Fósseis de duas espécies dessas aves foram descobertos no atual Peru. O mais antigo tinha 42 milhões de anos e o mais recente viveu há 36 milhões de anos.
O primeiro exemplar media 75 cm. A segunda espécie era ainda maior. Os representantes desse outro grupo tinham 1,5 m de altura, 30 cm a mais que os atuais pingüins-imperadores.
"As evidências indicam que os pingüins chegaram às regiões de baixa latitude (mais próximas do Equador) mais de 30 milhões de anos antes do que as estimativas mostravam até agora", explica Julia Clarke.
A paleontóloga da Universidade do Estado da Carolina do Norte (EUA) é co-autora do estudo, publicado na revista "PNAS". "O fato de os pingüins já terem vivido nos trópicos no passado não significa que eles estejam adaptados ao aquecimento global", avisa Clarke.


Texto Anterior: Usina pode ganhar com gás emitido em represas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.