UOL


São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula diz que programa espacial vai continuar

JULIA DUAILIBI
ENVIADA ESPECIAL A LIMA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a "política espacial brasileira" vai continuar, mesmo após o acidente na base de Alcântara, na sexta-feira, que matou 21 pessoas.
"Esses homens morreram em serviço da pátria. Saibam que o governo brasileiro estará solidário e fará tudo o que estiver ao seu alcance para minorar o sofrimento dos familiares", afirmou o presidente, durante visita ao Palácio do Governo do Peru.
Ao ser questionado sobre se a referência era às indenizações para familiares, Lula disse: "Vamos ver a situação de cada família".
O presidente descartou a ida até o Maranhão, onde está localizada a base. Afirmou que conversou ontem com o ministro da Defesa, José Viegas, que lhe teria dito que a situação no local é "grave".
Segundo Lula, o acidente não tem relação alguma com a falta de dinheiro destinado ao programa. Ele afirmou ter recebido informações de Viegas de que o cronograma financeiro do projeto estava em dia.
"Incidentes e acidentes acontecem a todo instante com tecnologias sofisticadas", disse o presidente, que citou a perda de dois ônibus espaciais americanos. "Temos de lamentar", concluiu.
O presidente do Peru, Alejandro Toledo, pediu um minuto de silêncio em memória das vítimas. "Foi um trágico acidente para o Brasil. Irmão brasileiros perderam suas vidas tentando chegar ao espaço", afirmou o presidente Toledo.


Texto Anterior: Se faltaram verbas, não houve aviso, diz Viegas
Próximo Texto: Impacto ou descarga pode ter incendiado o foguete
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.