São Paulo, terça-feira, 26 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CLIMA


Kyoto não é o bastante, diz líder do IPCC
Embora esteja a caminho da salvação com a aprovação pela Câmara Baixa do Parlamento russo na semana passada, o Protocolo de Kyoto oferece poucos recursos para conter o aquecimento global, e os governos deveriam adotar soluções mais radicais, diz o líder dos especialistas em mudança climática das Nações Unidas.
"Minha sensação é de que teremos de fazer mais do que as pessoas estão dizendo", disse Rajendra Pachauri, líder do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, na sigla em inglês). Ele elogiou a atitude da Rússia em aderir ao pacto, que exige dos países ricos a redução em 5% das emissões de gases que causam o efeito estufa, em relação aos níveis de 1990, mas acredita que isso não será suficiente. "Não devemos pensar que o problema está resolvido", disse. "Kyoto não é suficiente. Temos de ver o problema com outros olhos." (DA REUTERS)

ESPAÇO

Nasa lança nave-teste de atracação automática
A Nasa (agência espacial americana) lança hoje ao espaço, a bordo de um foguete Pégasus, o veículo Dart (Demonstração de Tecnologia de Encontro Autônoma). Trata-se de um satélite que é capaz de se encontrar e atracar com outra nave em órbita. Entre os russos, as naves Soyuz e Progress já possuem essa tecnologia.


Texto Anterior: Latinos triplicam sua produção científica
Próximo Texto: Astronomia: Eclipse lunar ocorre na noite de amanhã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.