São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Droga silencia gene para tentar baixar colesterol
Uma única injeção de um novo tipo de droga pode cortar em dois terços os níveis de colesterol no sangue e reduzir significativamente o risco de doenças coronarianas, afirma um novo estudo.
Cientistas conseguiram interferir com sucesso no gene envolvido na produção de níveis altos de colesterol ruim, usando um tratamento que é uma das promessas da medicina para o futuro.
A técnica, chamada de interferência de RNA (ácido ribonucléico), usa moléculas sintéticas desse ácido nucléico para interferir na expressão do gene da apolipoproteína B, silenciando-o (ou seja, impedindo que ele seja transcrito em na forma de proteínas).
A interferência causou uma redução de 75% no nível de colesterol ruim de macacos, que durou 11 dias. O estudo saiu na "Nature". (DO "INDEPENDENT")


Texto Anterior: Panorâmica - Rumo ao espaço: Astronautas visitam torre de lançamento da nave que levará brasileiro ao espaço
Próximo Texto: Bacon saudável: EUA clonam porco com ômega-3
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.