São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANTROPOLOGIA

Europa acha fóssil ancestral mais antigo

DA ASSOCIATED PRESS

Um pequeno fragmento de mandíbula desenterrado em uma caverna da Espanha é o fóssil mais antigo de um ancestral humano na Europa Ocidental e sugere que o continente foi povoado muito mais cedo do que se imaginava, dizem cientistas.
Os pesquisadores afirmam que o fóssil, encontrado no ano passado no sítio de Atapuerca, norte do país, juntamente com ferramentas de pedra e ossos de animais, tem até 1,3 milhão de anos de idade. Isso o torna 500 mil anos mais velho que vestígios encontrados em 1997 que batizaram uma nova espécie, o Homo antecessor, possível ancestral comum dos neandertais e dos humanos modernos. O novo achado aparenta ser da mesma espécie, afirmam os pesquisadores.
A equipe de Eudald Carbonell, do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social, relata a descoberta na edição de hoje da revista "Nature". Até agora, os fósseis mais velhos da Europa eram os do H. antecessor, também achados em Atapuerca (numa escavação separada), e um crânio de Ceprano (Itália). Carbonell classificou provisoriamente a nova mandíbula como um espécime arcaico de H. antecessor.


Texto Anterior: Crocodilo antigo driblou extinção e cruzou oceano
Próximo Texto: Medicina: Droga genética reduz colesterol em macacos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.