São Paulo, sábado, 27 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA DE ALÍVIO

Acordo contra efeito estufa terá uma nova fase após 2012

DA REDAÇÃO

Representantes de 165 países concordaram ontem que os controles climáticos devem continuar mesmo depois da expiração do Protocolo de Kyoto, em 2012. Essa é a data limite para que 35 países ricos reduzam em pelo menos 5,2% em relação aos níveis de 1990 suas emissões de gases causadores do efeito estufa, apontado como o responsável pelo aquecimento global.
A reunião aconteceu em Bonn, Alemanha, e por oito dias os participantes também debateram como a tecnologia e a iniciativa privada podem ajudar os países a reduzir suas emissões.
O grupo diz que as negociações devem levar dois anos, apesar do número cada vez maior de céticos em relação ao acordo. "O Canadá declarou recentemente que os objetivos atuais são inatingíveis. Já o Japão mostra comprometimento, mas se preocupa em não ir longe demais nesse jogo", disse Michael Cutajar, líder do grupo da ONU à frente do processo.
O protocolo limita a emissão dos gases por países industrializados, mas permite que eles comprem créditos de carbono uns dos outros e de países pobres. "A continuidade é o primeiro sinal para esses mercados de que há vida após 2012. É uma nova fase para o Protocolo", afirmou Cutajar.
Para os representantes dos grupos ambientalistas, o saldo da reunião foi positivo. "Eles finalmente tiraram os pés do freio e o processo está seguindo em frente", disse Jennifer Morgan, da WWF. "Não salvamos o planeta em Bonn, mas demos um passo a mais ", afirmou Bill Hare, do Greenpeace. No entanto, as organizações apontaram que é preciso fazer cortes muito maiores nas emissões.
Os EUA, principal emissor de gases de efeito estufa, e a Austrália são as principais nações industrializadas fora do Protocolo. A próxima fase de debates acontecerá em novembro, no Quênia.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Pontes quer apresentar programa de TV
Próximo Texto: Filhote de aardvark, um mamífero raro, nasce em zôo dos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.