São Paulo, sábado, 27 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pontes quer apresentar programa de TV

Ex-astronauta negocia ida para a Fiesp para ajudar a acelerar construção de peças que Brasil deve à Nasa

DA REPORTAGEM LOCAL

O tenente-coronel da reserva Marcos Cesar Pontes declarou ontem que pretende se dedicar à divulgação científica para crianças, agora que está na inativa. O ex-astronauta disse em entrevista coletiva que cogita a possibilidade de aceitar um convite para apresentar programas para a TV do Saber, canal destinado a escolas da rede pública, ligado à TV Cultura.
Pontes nega, no entanto, que o pedido de baixa na Aeronáutica e sua aproximação com a iniciativa privada irão afastá-lo do programa espacial brasileiro. Ele confirmou que está em negociações com a Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) para uma contratação. O ex-astronauta disse que pretende assumir uma posição em que possa ajudar a concluir as peças que o Brasil deve para a ISS (Estação Espacial Internacional).
A Fiesp é ligada ao Senai (Serviço Nacional da Indústria), que ficou encarregado de produzir as peças. Pontes diz acreditar que, apesar de não estar oficialmente ligado à parte técnica dos trabalhos, pode atuar como um "facilitador" para que o trabalho seja concluído "o mais rápido possível".
"Conheço muito bem as peças e tenho a perfeita ligação para isso", disse. "Eu não teria mais função de astronauta mas sim de engenheiro representando a indústria junto à Nasa em Houston." Quando em atividade no Brasil, Pontes disse que poderia auxiliar em funções administrativas, como a homologação e preparação da indústria brasileira para a conclusão do projeto das peças.
Quanto à possibilidade de participação em projetos ligados ao desenvolvimento do foguete VLS, o ex-astronauta foi reticente. "Há outros engenheiros dentro do CTA [Centro Técnico da Aeronáutica] mais qualificados para isso", diz.
Na entrevista, o ex-astronauta repetiu inúmeras vezes que seu pedido de baixa não significa um afastamento do programa espacial brasileiro: "Na Nasa, muitos militares que foram para a reserva continuaram participando dos programas".

Vida de palestrante
Ele voltou a negar que tenha cobrado por palestras ou que pretenda usá-las como meio de ganhar a vida a partir de agora, mas ainda mantém em seu site na internet um formulário para solicitação de palestras.
"Com todas as atividades para o objetivo de manter a participação brasileira na ISS e o respeito ao nome do Brasil no exterior, na área espacial, ainda não tive tempo para pensar no mercado de palestras", disse à Folha. O ex-astronauta fez questão de ressaltar na entrevista que o comando da Aeronáutica tem aprovado todas as suas atividades. (RAFAEL GARCIA)

NA INTERNET - Leia a carta de Pontes sobre sua entrada na reserva www.marcospontes.net


Texto Anterior: ONG usa dado velho, diz estatal
Próximo Texto: Clima de alívio: Acordo contra efeito estufa terá uma nova fase após 2012
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.