São Paulo, segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Texto Anterior | Índice

MEDICINA

Pesquisadores usaram células-tronco humanas

Marca-passo biológico tem teste bem-sucedido em porcos operados

DO "INDEPENDENT"

Marca-passos cardíacos feitos com células embrionárias humanas foram testados com sucesso em porcos, levantando a possibilidade de que transplantes de tecido possam substituir marca-passos eletrônicos no futuro.
Pelo fato de serem naturais, os implantes celulares não precisariam de bateria para estimular o músculo cardíaco e, ao longo do tempo, iriam se integrar ao coração. Eles poderiam ser até geneticamente manipulados para melhorar ou alterar sua função, segundo o estudo de um grupo de cientistas israelenses e americanos, publicado no periódico científico "Nature Biotechnology".
Os pesquisadores usaram células-tronco (células extraídas de embriões e que podem se transformar em qualquer tipo de tecido) para criar cardiomiócitos (células padrão do músculo do coração) que batiam espontaneamente no mesmo ritmo que um músculo cardíaco normal.
Os testes foram feitos primeiro em camundongos e depois, em porcos que sofreram uma cirurgia para diminuir o ritmo cardíaco. Do total de 11 suínos, seis tiveram batimentos normais e regulares.


Texto Anterior: Cientistas querem banco de DNA na Lua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.