São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientistas fazem relação entre bebida quente e afeto

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É normal, quando conhecemos uma pessoa, usarmos expressões como "calorosa" ou "fria" para explicar as primeiras impressões que ela nos despertou. Uma pesquisa na revista "Science" concluiu que as metáforas que relacionam sensações térmicas e sentimentos de afeto possuem base científica e que a empatia está ligada a experiências físicas concretas.
A constatação é resultado de estudo americano realizado pelos professores Lawrence Williams, da Faculdade de Administração da Universidade do Colorado, e John Bargh, do Departamento de Psicologia da Universidade Yale. Um dos experimentos realizados teve a participação de 41 estudantes com idade média de 18 anos.
Os alunos deveriam avaliar a personalidade de uma pessoa usando palavras como "calorosa" ou "fria", após receberem copos de café quente ou frio. O objetivo era testar a hipótese de que a sensação de calor está ligada aos sentimentos de confiança e aconchego.
O teste mostrou que a maioria daqueles que ficaram com a bebida quente avaliaram a pessoa como "calorosa". Já os que permaneceram com o café frio, como "fria" ou "morna".
Os pesquisadores perceberam que as impressões "térmicas" que os participantes tinham de seus avaliados influenciavam o relacionamento entre eles. Williams afirmou que as pessoas preferem passar mais tempo com aqueles que consideram calorosos.
Para ele, que é professor de marketing, o estudo pode ter repercussões sobre o modo como é feita a publicidade porque mostra o quanto aspectos físicos psicológicos estão ligados.
"Se você está promovendo algum produto num dia frio, talvez fornecer bolachas quentes te ajude a se conectar com os consumidores. Isso dá mais ferramentas ao trabalho de publicitários e gerentes", disse em comunicado à imprensa.
Os voluntários disseram não ter consciência do impacto da experiência realizada sobre suas opiniões.

Calor humano
A relação é explicada por estudo anterior que mostrou que desenvolvemos, nos primeiros meses de vida, uma espécie de conexão entre a sensação de segurança e a proximidade física da mãe, o que cria uma identificação entre o calor físico e sentimentos como confiança e receptividade. Essa pesquisa revelou que a mesma região do cérebro, o córtex insular, é responsável por processar os dois tipos de impressões, além dos sentimentos de confiança, empatia, culpa e constrangimento.

Texto Anterior: "Chaminé subaquática" tem alta eficiência, diz estudo