São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MEDICINA

Antidepressivo pode afetar saúde de bebê
Relatório do governo americano publicado ontem (http://cerhr.niehs.nih.gov/news/fluoxetine/fluoxetinetfinal.pdf) afirma que o antidepressivo Prozac, um dos mais populares do mercado, pode afetar o desenvolvimento de bebês no útero materno.
Segundo o texto, doses normais do remédio, que tem a fluoxetina como seu principal composto, podem levar bebês a nascer com problemas como peso abaixo da média e problemas respiratórios. Realizado pelo Centro Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos, o relatório é uma análise feita por um grupo de especialistas com base em dúzias de estudos médicos que utilizaram o remédio antidepressivo.
O composto, segundo os especialistas, também pode estar presente no leite materno e foi achado no sangue de recém-nascidos cujas mães tomaram o remédio. "As evidências sugerem que a toxicidade durante a gestação também pode ocorrer na forma de uma gravidez mais curta", dizem os especialistas.
Mas o texto também afirma que pode ser mais perigoso para uma mãe estar seriamente deprimida durante a gestação do que tomar o remédio. Segundo ele, 15,6% das mulheres estudadas se enquadraram na categoria de depressão séria durante o terceiro trimestre de gravidez. (DA REUTERS)


Texto Anterior: Física: Detector brasileiro entra na corrida por onda gravitacional
Próximo Texto: Experiência marciana no deserto terrestre
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.