São Paulo, sexta-feira, 28 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Observações vieram dos EUA

Lado escuro da Lua denuncia efeito estufa

Earthshine Project/BBSO
Brilho suave do lado escuro da Lua, causado pela luz terrestre


DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisadores americanos encontraram uma evidência inusitada para confirmar o processo de aquecimento global nas últimas duas décadas. A luz que a Terra reflete sobre o lado escuro da Lua, iluminando-a levemente, tem se intensificado desde 1997. Na prática, isso quer dizer que o planeta tem aumentado sua cobertura de nuvens, o que intensifica sua capacidade de refletir a luz solar e sinaliza aquecimento planetário.
As observações, feitas por pesquisadores do Observatório Solar Big Bear, na Califórnia, estão relatadas em artigo publicado hoje na revista "Science" (www.sciencemag.org). Elas correlacionam as variações do brilho da porção da Lua não-iluminada pelo Sol com dados obtidos por satélites da cobertura das nuvens no planeta.
A explicação de que o brilho do lado escuro é ocasionado pela luminosidade da Terra foi apresentada pela primeira vez por Leonardo da Vinci (1452-1519). (SN)


Texto Anterior: Astronomia: Nasa encontra planeta-bebê extra-solar
Próximo Texto: Panorâmica - Medicina: Pesquisa liga genes a cabelos grisalhos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.