São Paulo, Sábado, 28 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tripulantes deixam Mir e voltam à Terra

das agências internacionais


A estação espacial russa Mir está sem tripulação desde ontem. Os astronautas russos Viktor Afanassiev, 51, Serguei Avdeiev, 43, e o francês Jean Pierre Haigneré, 51, deixaram a estação às 15h12 (hora de Brasília).
A 27ª tripulação da Mir embarcou na nave Soiuz TM-29, que desacoplou-se da estação às 18h17, segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais, em Koroliov, região de Moscou.
A viagem começa a 400 km sobre a Terra. A 60 km de altitude, a Soiuz atinge as primeiras camadas da atmosfera. Na faixa dos 10 km, abre-se o primeiro pára-quedas.
Perto de chegar ao solo, foguetes devem se acender para amortecer o impacto da aterrisagem, na estepe desértica próxima a Arkalik, norte do Casaquistão (Ásia Central), às 21h36.
Afanássiev e Haigneré partiram da Terra em 20 de fevereiro desse ano. Avdeiev esteve na Mir por três missões, totalizando 742 dias no espaço, um novo recorde.
Operando desde 1986, a Mir foi projetada para funcionar por 5 anos. Ela deverá ser destruída se a Rússia não obtiver US$ 300 milhões anuais para mantê-la.
Nesses 13 anos, a Mir teve cerca de 1.500 acidentes. O mais grave foi a colisão com a nave-cargueiro Progress, em junho de 1997. A estação sofreu descompressão do ar e perda de cerca de 40% de suas reservas de energia.


Texto Anterior: Boeing diz confiar no projeto espacial do Brasil
Próximo Texto: Nasa anuncia descoberta de gota de água em meteorito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.