São Paulo, terça-feira, 29 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GENÉTICA

Mutação faz vaca produzir leite "light"

DA ASSOCIATED PRESS

Era para ser um teste de rotina feito em várias vacas. Mas em 2001, cientistas da empresa de biotecnologia Vialactia, na Nova Zelândia, descobriram que um dos animais estudados produzia um leite com baixo teor de gordura.
Depois de anos de estudo, veio o veredicto. A vaca Marge, comprada por US$ 218 pela empresa (que faz parte do grupo Fonterra, um grande conglomerado do setor lácteo), tem uma mutação genética que faz ela dar o leite "light".
O produto, natural, apresenta a mesma quantidade de proteínas que o leite normal e tem ainda alto teor de ômega-3. O leite "mutante" tem apenas 1% de gordura, quando o normal é 3,5%.
As crias da vaca Marge também produziram leite com baixa quantidade de gordura, o que mostra que essa característica genética deve ser dominante. O produto pode ser ainda usado normalmente para a produção de manteiga, segundo os cientistas.
Em 2011, o leite "light" natural e seus derivados devem chegar ao mercado.

Texto Anterior: Baleias: Japão sinaliza com acordo em comissão