São Paulo, terça-feira, 29 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BALEIAS

Japão sinaliza com acordo em comissão

DA REDAÇÃO

Num evento raro desde que a moratória à caça comercial de baleias foi imposta, em 1986, a principal nação baleeira do planeta sinalizou que pode entrar em um acordo, ainda que marginal, com os países conservacionistas.
Segundo a rede de notícias britânica BBC, os delegados do Japão presentes à reunião da CIB (Comissão Internacional da Baleia) em Anchorage, Alasca, concordaram em abandonar a proposta de caçar baleias-jubarte na Antártida no ano que vem em troca da aquisição do status de "caça comunitária" para o país. Caso isso aconteça, os país terá quotas anuais de abate comercial de baleias (hoje a caça japonesa é "científica"), como as que são dadas a povos tradicionais.
A reunião deve manter a moratória de 21 anos de pé. Uma resolução simbólica aprovada pela CIB no ano passado pede o retorno da caça, mas ela precisa de 75% dos votos da comissão para ser aprovada -e, neste ano, mais países conservacionistas se alistaram no órgão.


Texto Anterior: Anticorpo cura gripe aviária em roedor
Próximo Texto: Genética: Mutação faz vaca produzir leite "light"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.