São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisador de fora ajuda em rede de contatos e novas ideias

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A realização de minicursos que tragam professores e alunos de outras regiões e países é importante para os pesquisadores paulistas. Para o diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, a vantagem é estabelecer redes de contatos, "essenciais na pesquisa".
Esse é o caso de outro participante do minicurso promovido pelo Hospital A.C. Camargo, o biólogo e professor da UFPA (Universidade Federal do Pará), André Salim Khayat. Ele veio de Belém para São Paulo e fez contatos importantes para o seu trabalho acadêmico.
"Estou em fase de estabelecimento de realização de projetos com um grupo de pesquisa dos EUA."

HERCULES
Campinas entrou na rota internacional de cursos científicos também pela realização do Hercules (Curso Superior Europeu de Investigação para Usuários de Grandes Sistemas Experimentais, na sigla em inglês).
Bastante conhecido na Europa, o Hercules oferece treinamento para estudantes de doutorado, pós-doutorado e cientistas sêniores de universidades europeias e não europeias em áreas que utilizam aplicações de luz síncrotron, como biologia, química, física e geociências.
Em julho, pela primeira vez, por ocasião do seu 20º aniversário, o Hercules terá uma edição latino-americana, no LNLS, em Campinas. Durante três semanas, haverá palestras sobre alguns dos conceitos e avanços mais recentes da pesquisa em radiação síncrotron em matéria condensada.
"Estou muito feliz que teremos o Hercules aqui na América Latina. Os americanos já tentaram levar o Hercules para os EUA uma vez, mas não conseguiram", concluiu o professor Petroff.
(SR)


Texto Anterior: SP quer ser rota de cientista estrangeiro
Próximo Texto: Antártida: Brasil não vai desativar estações meteorológicas, afirma governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.