São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2006

Próximo Texto | Índice

RUMO AO ESPAÇO

Nave russa levando astronauta brasileiro decolou às 23h30

Marcos Cesar Pontes se torna 1º brasileiro a entrar em órbita

DA REDAÇÃO

O tenente-coronel da Força Aérea Marcos Cesar Pontes, 43, tornou-se ontem o primeiro brasileiro no espaço. Pontes decolou com sucesso de uma base russa no Cazaquistão às 23h30, a bordo da nave Soyuz TMA-8. Neste momento, ele se encontra a caminho da Estação Espacial Internacional, aonde chegará na madrugada de sábado (hora de Brasília).
Natural de Bauru (interior paulista), Pontes passou sete anos treinando para ser astronauta nos EUA. Sua ida ao espaço faz parte de um acordo do Brasil com a Roskosmos, agência espacial russa. Sua missão, batizada de Missão Centenário, consiste em uma estada de oito dias na estação, durante os quais realizará oito experimentos (seis científicos e dois educacionais).
Na bagagem, o astronauta leva 13,5 quilos de experimentos e 1,5 quilo de itens pessoais, incluindo uma camiseta da seleção brasileira e uma réplica do chapéu panamá de Alberto Santos-Dumont.


Próximo Texto: Rumo ao espaço: Após uma decolagem perfeita, brasileiro segue para as estrelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.