São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TECNOLOGIA
Computador é capaz de projetar e construir robôs sem ajuda de seres humanos
Projetar e construir máquinas já não é mais uma exclusividade do ser humano. Agora, graças a dois pesquisadores da Universidade Brandeis, em Massachusetts, EUA, um computador também pode criar um robô e controlar sua construção sem a ajuda de programadores.
A pesquisa, publicada na edição de hoje da revista "Nature", derruba um dos grandes tabus da construção de formas de vida artificiais -até então, elas não podiam se reproduzir.
Agora, os cientistas mostraram que é possível criar mecanismos que façam esse trabalho sem participação humana.
Tendo como parâmetro apenas os tipos de peça que poderiam ser utilizados na criação do autômato -barras de tamanho variável e junções- e as leis da física, o computador foi desafiado a projetar robôs.
Já que computadores não costumam ser muito criativos, os cientistas precisaram elaborar um meio de "simular" a criatividade na máquina. A inspiração para essa estratégia veio da biologia -o princípio da evolução.
Assim como na natureza, onde mutações genéticas provocam a diferenciação das espécies, o computador partiu de um projeto virtual de zero peça e passou a "mutá-lo", inserindo mais peças aleatoriamente.
Cada nova versão passava por um teste de sobrevivência virtual: o computador simulava a capacidade do mecanismo de cumprir a tarefa esperada -no caso, a de se locomover em um plano. As mais aptas prosseguiam, dando origem a novas mutações. As linhagens fracassadas eram eliminadas.
Ao fim de algumas centenas de gerações, o computador havia projetado alguns modelos funcionais. As instruções eram então passadas a uma outra máquina, que construía em plástico o modelo projetado. A única participação humana foi a inclusão de um motor para que ele pudesse se mover.
Imagens e vídeo dos robôs podem ser encontrados em http:// demo.cs.brandeis.edu/golem. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Ambiente: Fim de geleiras pede uma ação global, diz ONG
Próximo Texto: Chimpanzés se cumprimentam, diz estudo
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.