São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 2005

Texto Anterior | Índice

PANORÂMICA

TELEFONE CELULAR

Novo estudo nega relação com tumor
Usar telefones celulares regularmente por dez anos não causa tumores no cérebro, de acordo com um dos maiores estudos europeus sobre a ligação entre câncer e a radiação emitida por esses aparelhos. Os pesquisadores disseram não ter encontrado correlação entre um tipo de câncer de cérebro chamado neuroma acústico e o número de anos, horas de uso ou chamadas. Os neuromas acústicos são tumores benignos e aparecem no nervo que liga o ouvido interno ao cérebro. Portanto, eram uma escolha óbvia dos cientistas para investigar a ligação com os celulares. O estudo britânico envolveu 678 portadores da doença e comparou seu uso de celulares com um grupo de 3.553 pessoas que não havia desenvolvido o tumor. (DO "INDEPENDENT")

AMBIENTE

Buraco de ozônio pode ser recorde
O buraco na camada de ozônio sobre a Antártida neste inverno é provavelmente o maior já registrado, afirmou a Organização Meteorológica Mundial. Segundo o órgão, a coluna de ozônio sobre o continente em 2005 é muito menor que no mesmo período do ano passado e ligeiramente menor do que em 2003, quando foi registrado o maior buraco. Temperaturas altas na estratosfera podem explicar o fenômeno.

Texto Anterior: Genética: Maranhenses têm DNA amazônico