São Paulo, quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Painel solar rasga e põe em dúvida a expansão da ISS

DA REUTERS

Um painel solar de 73 metros rasgou ontem enquanto era aberto em uma torre de energia recém-instalada da Estação Espacial Internacional, forçando a Nasa (agência espacial dos EUA) a interromper a construção do complexo e a colocar em dúvida os planos de expandi-lo.
A Nasa havia dito que o conjunto de painéis era fundamental para fornecer eletricidade aos laboratórios europeu e japonês da ISS, que deveriam ser levados ao espaço em dezembro. Nesta semana, um defeito já havia sido encontrado em uma junta que movimenta outro painel solar.
Os astronautas a bordo da ISS interromperam a abertura do painel quando viram o buraco, mas disseram que o reflexo do sol na peça impediu que o problema fosse detectado antes. "Parece que o dano apareceu bem cedo", disse Pamela Melroy, comandante do ônibus espacial Discovery, que está atracado à estação espacial.
Os astronautas devem fazer uma caminhada espacial para tentar consertar a junta.


Texto Anterior: Estrela morta gera buraco negro de tamanho recorde
Próximo Texto: Censura à ciência: Assessor de Bush editou texto sobre clima, diz revista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.