São Paulo, sábado, 31 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Índice

Composição da cerveja favorece mais espuma

DA REPORTAGEM LOCAL

O champanhe não é a única bebida borbulhante que anda sob a mira dos físicos. Segundo Tufaile, outros trabalhos investigaram o que acontece com a cerveja e seu tradicional colarinho.
"Nesse caso, a própria composição da bebida inclui partículas [análogas às impurezas das taças de champanhe] que favorecem a formação de bolhas e as tornam mais persistentes", afirma o físico. Outros fatores que podem influenciar a presença e a persistência de borbulhas são os métodos de produção e fermentação da bebida.
Além do interesse econômico e da curiosidade que cerca algumas das bebidas mais apreciadas do mundo, entender a formação das bolhas pode ter uma série de aplicações úteis.
Tufaile explica que o borbulhamento de líquidos é um fenômeno importante nos sistemas vasculares de plantas e animais -inclusive seres humanos que praticam mergulho e têm de lidar com as mudanças nos gases do sangue ao subir ou descer. (RJL)


Texto Anterior: Pesquisa desvenda bolhas do champanhe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.