Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Saúde responde

Mande sua pergunta para saude@uol.com.br ou al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900

Fui diagnosticado com celulite infecciosa no antebraço. Tomei antibiótico por sete dias e, um dia após o fim do tratamento, os sintomas voltaram a aparecer. O médico recomendou que eu repetisse o mesmo medicamento. A indicação do remédio e de sua repetição foi correta? Posso ficar mais vulnerável a outras infecções agora?

LUIZ FERNANDO MENDICINO

Uberlândia, MG

Diferentemente da celulite "comum", a celulite infecciosa é uma infecção do tecido adiposo causada por bactérias e provoca dores, ardência, vermelhidão no local e, em casos extremos, pode levar à septicemia e até à morte. As bactérias conseguem vencer a barreira da pele e chegar até a gordura (que é mais profunda), em geral por lesões, como cortes, arranhões e até mordidas de animais. Várias bactérias podem desencadear o problema, desde as mais comuns até as anaeróbias mais resistentes. Segundo Gabriela Casabona, dermatologista do Hospital Samaritano de São Paulo, o tratamento é mesmo feito com antibióticos. "Como os sintomas voltaram rápido, eu não repetiria esse remédio." Ela recomenda visitar um outro especialista e diz que, nesse momento, pode haver uma vulnerabilidade maior no organismo a infecções.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.