Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Tartaruga mais rara do mundo, último membro de subespécie, morre em ilha

Rodrigo Buendía/France Presse
Jorge Solitário, último membro de sua espécie, clicado em abril em seu cercado na ilha de Santa Cruz, nas Galápagos
Jorge Solitário, último membro de sua espécie, clicado em abril em seu cercado na ilha de Santa Cruz, nas Galápagos

RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO

A tartaruga terrestre mais famosa do planeta morreu, com idade estimada entre 100 e 150 anos, ninguém sabe ao certo. "Jorge Solitário" ("Lonesome George") era um jabuti gigante das ilhas Galápagos, um arquipélago equatoriano a mais de 1.000 km do continente. Ainda não se sabe a causa da morte.

O finado Jorge era o mais raro de todos os jabutis das ilhas, o único exemplar sobrevivente de uma das subespécies do bicho, a Chelonoidis nigra abingdoni. Virou atração turistíca em sua casa na Estação de Pesquisa Charles Darwin, em Puerto Ayora, ilha de Santa Cruz.

Jorge se tornou solitário, em parte, por conta da história das ilhas. Os bichões lentos e gordos eram iguaria farta e fácil de coletar para os navios que ali paravam. Isso quase extinguiu os grandes jabutis de Galápagos. Entre os sumidos estava a "família" de Jorge, na ilha de Pinta.

Como único sobrevivente, ele foi encontrado em 1972 e passou a ser protegido. Ganhou até um harém de fêmeas de outras subespécies.

As tentativas de gerar herdeiros, no entanto, fracassaram -o máximo que os bichos chegaram a produzir foram alguns ovos inviáveis.

A última e tênue esperança da subespécie é o fato de que tartarugas da ilha de Isabela parecem ter acasalado com "primos" de Jorge. Cruzamentos cuidadosos poderiam "ressuscitar" os répteis.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.