Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Muita informação

Morcegos vampiros, quando sós, emitem sons únicos e variados

DE SÃO PAULO - Apesar da fama de malvados, morcegos vampiros são criaturas extremamente sociáveis. Uma nova pesquisa mostrou que, para manter contato com os demais, cada morcego cria uma "assinatura" vocal única, que ele tende a usar quando isolado.

Essa é a conclusão de uma pesquisa publicada no periódico de acesso aberto "PLoS ONE". Gerald Carter, doutorando da Universidade de Maryland, e seus colaboradores estudaram vocalizações de três diferentes espécies de morcegos que lambem sangue.

Cada filhote de morcego, quando está sozinho, emite um chamado só seu, que facilita o reconhecimento por parte das mães, as quais vão ao seu encontro mais diretamente. Seria esperado que eles mantivessem esse sinais vocais mesmo durante a fase adulta.

Após analisarem gravações ultrassônicas de indivíduos de diferentes colônias da cada espécie, os cientistas identificaram as assinaturas individuais em animais em isolamento.

A análise dos padrões de variação da estrutura dos chamados, em termos de quantidade de informação, revelou que existe muito mais variação individual em cada chamado do que variação entre diferentes espécies ou colônias. Essa variação pode até conter mais informações do que a mera identidade "pessoal" do morcego.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.