Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Saiba mais

Referência divina foi criada por físico americano

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tecnicamente, a partícula é conhecida como bóson de Higgs, uma referência a Peter Higgs, criador da teoria que descreve suas propriedades. Mas o outro apelido conferido a ela acabou ficando até mais famoso: partícula de Deus.

A alcunha foi dada pelo prestigiado físico Leon Lederman (vencedor do Prêmio Nobel em Física e autor de "The God Particle", livro que explica a teoria para o público leigo), pelo fato de o bóson de Higgs ser a partícula que permite que todas as outras tenham diferentes massas.

Ele fez uma analogia com a história bíblica da Torre de Babel, em que Deus, ao se enfurecer com a soberba dos homens, faz com que todos falem línguas diferentes.

Da mesma maneira, o Higgs faria com que todas as partículas tivessem massas variadas.

DESAGRADO

O nome pegou, mas a maior parte da comunidade científica prefere chamá-lo mesmo de bóson de Higgs, para que a brincadeira não distorça o real significado do trabalho ou atribua a ele alguma conotação religiosa imprópria.

Ateu, Higgs também não gosta da alcunha. O físico, porém, já disse que também fica incomodado de ver a partícula batizada apenas com seu nome.

Para ele, é preciso fazer jus aos físicos François Englert e Robert Brout, que também deram grandes contribuições à teoria.

Por alguma razão, em língua portuguesa convencionou-se traduzir o apelido do bóson como "partícula de Deus" e não "partícula Deus", que seria a forma correta.

BÓSON

Na física, bósons são uma das duas classes fundamentais de partículas subatômicas -a outra são os férmions. O termo tem origem no sobrenome de um físico indiano, Satyendra Nath Bose, contemporâneo de Albert Einstein.

Entre os bósons estão o fóton (partícula de luz) e o glúon (do inglês "glue", ou cola, já que ele "cola" o núcleo dos átomos). (SN)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.